terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Um ícone dos mangás perdido.

Hoje 25/12/2012 perdemos Keiji Nakazawa, escritor e quadrinista com 73 anos foi responsável por "Gen - Pés Descalços" um dos mangás mais marcantes já lançados. O Mangá se baseia na história de Gen, um japonês que consegue sobreviver a bomba de Hiroshima em 1945.

Keiji baseou o roteiro em sua própria história, pois, foi um dos sobreviventes da explosão. Aconteceu a 1 Km de distância de seu colégio, onde havia acabado de chegar, e por conta de um muro, o menino de 6 anos sobreviveu e teve a inspiração para escrever seu mangá.

Embora ele tenha sobrevivido, Keiji perdeu toda a sua família com exceção de sua mãe que deu luz a uma menina que morreu logo depois.

Em 1966 sua mãe morreu, também vítima de câncer e foi ai que Keiji resolveu escrever suas lembranças do bombardeio.

Ele já disse que uma de suas motivações fora saber que sua mãe ao ser incinerada, teve os ossos transformados em pó ao invés de cinzas (não saquei também).

Gen começou a ser publicado em 1973 apenas e foi um sucesso mundial, (foi publicado aqui no Brasil nos anos 2000 pela Editora Conrad).

Em 2009 ele se aposenta por sintomas de catarata e diabetes, teve seu câncer de pulmão diagnosticado em 2010













Gen foi publicado em 10 idiomas e teve mais de 10 milhões de cópias vendidas. O prefeito de Hiroshima declarou que tem a esperança de que as próximas gerações tenham a oportunidade de ler e entender o horror que caiu sobre o Japão durante a Guerra.

Eu gosto de história e acho fascinante quando ela é contada em outros formatos (sem ser em livros chatos e entediantes). É realmente uma pena que Keiji tenha morrido mas ao menos retratou ao mundo o que foi ser uma vítima da potência mundial tão "aclamada" pelo mundo.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

  ©Geek's Viciados - Todos os direitos reservados.

Home | Topo