quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Porque as viagens-intergaláticas são só "viagens".

OI! Ciência de novo (a única coisa que posso falar sem medo). Mas, um assunto interessante: Viagens intergaláticas, viagens para outras estrelas, viagens para outros sistemas! Vou tentar abordar isso tudo sem ser chato.

Uma Nebulosa com um aglomerado de estrelas no meio (Essa coisa é ENORME)
Muito bem, física, vou encurtar: basicamente não pode haver viagens assim porque Einstein disse que não. Eu explico!
Bom, em 1916, nosso brother Einstein fez a Teoria da relatividade Geral que dizia que o tempo é relativo. Sabe quando você passa uma hora conversando com um amigo e passa bem rápido, mas na sala de aula, a mesma hora passa se arrastando? Então, isso é a relatividade do Tempo.

E lá ele estabeleceu que a velocidade da luz é a velocidade máxima para qualquer coisa no UNIVERSO e é estupidamente alta: 299 792 458 m/s, não precisa decorar, não vai cair na prova :).

Essa velocidade é tão importante para a astronomia, que os espaços entre os ~astros celestes~, são medidos por "anos-luz" ou "al", o espaço que a velocidade da luz percorre em um ano Ex: O exoplaneta mais próximo da Terra, está a 51 al da Terra, o outro está a 63 al.

Isso ai para dizer que ainda que estivéssemos numa nave, que gerasse gravidade, com comida o suficiente para toda a viagem, com combustível para toda viagem, e na Velocidade da Luz, (o que não aconteceria): Ainda demoraríamos 51 anos no mínimo para chegar num planeta que talvez fosse habitável.

Agora comparando aquelas horinhas de espera da Enterprise, ou aqueles minutinhos da Milenium Falcon, a gente entende porque se chama ficção.

Era só isso, até a próxima!




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

  ©Geek's Viciados - Todos os direitos reservados.

Home | Topo